quinta-feira, 23 de junho de 2016

MENOPAUSA; A TRANSIÇÃO MENOPAUSAL TERMO DEVE SER RESERVADO PARA O PERÍODO DE TEMPO QUE OCORRE COM O ÚLTIMO PERÍODO MENSTRUAL (FMP), ANTES DO FMP QUANDO A VARIABILIDADE NO CICLO MENSTRUAL GERALMENTE É AUMENTADA COM SINAIS E SINTOMAS IRREGULARES. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA)–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.


Este termo pode ser usado como sinônimo de "pré-menopausa", embora este último termo possa ser confuso e de preferência deve ser abandonado. [Fonte: OMS]. Muitas mulheres têm períodos irregulares e outros problemas de "pré-menopausa" por anos. Não é fácil prever quando começa a menopausa, embora os médicos concordem que é completa quando uma mulher não teve características de evolução de períodos irregulares por um período de um ano. 8 em cada 100 mulheres param de menstruar antes dos 40 anos. Na outra extremidade do espectro, 5 de cada 100 continuam a ter períodos até quando elas estão com quase 60 anos de idade. 




A idade média da menopausa é aproximadamente de 51 anos, mas podem ocorrer muitos anos antes dessa previsão, entretanto, dificilmente passa dessa idade. Não existe uma fórmula matemática para descobrir quando os ovários começam a funcionar de forma retroativa também, mas uma mulher pode ter uma idéia geral com base em sua história familiar, tipo de corpo e estilo de vida. Mulheres que começaram a menstruar mais cedo não necessariamente vão parar de apresentar períodos mais cedo. É verdade que uma mulher provavelmente vai entrar na menopausa mais ou menos na mesma idade de sua mãe. A menopausa pode ocorrer mais tarde do que a média entre as fumantes. Uma vez que uma mulher entra puberdade, a cada mês seu corpo libera um dos mais de 400.000 óvulos que são armazenados em seus ovários, e o revestimento do útero (útero) engrossa na expectativa de receber um ovo fertilizado. 



Se o óvulo não for fertilizado, os níveis de progesterona caem e o endométrio que é o revestimento uterino sangra. No momento em que uma mulher atinge seu 30 anos atrasado ou seus 40 anos, os ovários começam a fechar e diminuir, produzir menos estrogênio e progesterona e liberar os óvulos com menos frequência. O declínio gradual de estrogênio provoca uma grande variedade de alterações em tecidos que respondem ao estrogênio, incluindo a vagina, vulva, útero, bexiga, uretra, seios, ossos, coração, vasos sanguíneos, cérebro, pele, cabelo, e membranas mucosas. No longo prazo, a falta de estrogênio pode fazer uma mulher mais vulnerável à osteoporose (que pode começar em torno dos 40 anos) e doenças cardíacas. À medida que os níveis hormonais flutuarem, o ciclo menstrual começa a mudar. Algumas mulheres podem ter períodos mais longos com fluxo intenso seguido de ciclos mais curtos e quase nenhum sangramento. 



Outras vão começar a perder períodos completamente. Durante este tempo, uma mulher também se torna menos capaz de engravidar. O sintoma mais   
comum da menopausa é uma mudança no ciclo menstrual, mas há uma variedade de outros sintomas, tais como: 
  • Afrontamentos 
  • Suor noturno 
  • Insônia 
  • Mudanças de humor / irritabilidade 
  • Problemas de memória ou concentração 
  • Secura vaginal  
  • Sangramento intenso 
  • Fadiga 
  • Depressão 
  • Mudanças de cabelo  
  • Dores de cabeça 
  • Coração palpitações 
  • Desinteresse sexual 
  • Alterações urinárias 
  • Ganho de peso 
Infelizmente a obesidade abdominal é uma situação que se exacerba na pré – menopausa e deve ser tratada com rigor por suas implicações secundárias graves que a acompanham. 


                                      
                                         Dr. João Santos Caio Jr. 

Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino 

CRM 20611 


Dra. Henriqueta V. Caio 

Endocrinologista – Medicina Interna 

CRM 28930 


COMO SABER MAIS:
1. A prevalência de diabetes tipo 2 está mostrando uma progressão rápida em todo o mundo, um fenômeno em grande parte resultante das proporções epidêmicas alcançados pela obesidade em várias populações do mundo...
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. No entanto, os médicos estão intrigados com a heterogeneidade da obesidade devido a nem todo paciente obeso ser caracterizado por complicações crônicas...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. A este respeito, a distribuição de gordura corporal, o acúmulo de tecido adiposo especialmente intra-abdominal, parece ser um correlato chave de um conjunto de diabetogênico, aterogênico, anormalidades metabólicas e pró-trombóticas inflamatórias aumentando o risco de diabetes tipo 2 e doença cardiovascular...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Utain WH e D. A Síndrome do Climatério Serr. In: Consenso sobre Menopausa Research. Van Mantenha PA, Greenblatt Royal Hospital Brisbane e Albeavx-Fernet M (eds), MTP Press, Lancaster, 1976 pp. 1-4; Utian WH. Ovário função-terapia orientada definição de menopausa e climatério. Experimental Gerantol 29, 245-251, 1994; Grupo Científico da OMS sobre Pesquisa sobre a menopausa na década de 1990. Série WHO Technical Report 866, Genebra, Suíça, de 1994.


Contato:
Fones: (11)2371-3337/ 5572-4848 ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com